Janelinhas de Limão {Lemon Sandwich Cookies}


Quando vi o desafio deste mês do Nosso Great British Bake Off, fiquei bastante apreensiva… este mês o objectivo era fazer bolachinhas decoradas/com cobertura…. Quando penso em bolachas decoradas, o primeiro pensamento vai para iced cookies… e eu, confesso, que não gosto nada de iced cookies… 
Ainda desfolhei alguns livros, vasculhei o Pinterest e essa vasta internet à procura de uma salvação, de uma receita que me despertasse algum interesse, alguma que fosse de encontro ao desafio e que ainda assim fosse de encontro também ao meu gosto, mas não encontrei nada que me despertasse interesse.
Encontrei muitas bolachinhas, algumas lindas de morrer, mas a maioria delas com um nível de exigência artística que está completamente fora do meu alcance, e com a agravante de serem cobertas com o dito Royal Icing, ou pasta de açúcar o que também não me seduz muito.
A versão da Ana agradava-me imenso, mas queria apresentar qualquer coisa de diferente. Lembrei-me então de lhe perguntar se poderia ser bolachinhas recheadas, ao que a Ana prontamente respondeu que sim, o que me deixou mais feliz, e me fez de imediato pensar numas bolachas que estavam há imenso tempo à espera de sair do papel, e que se enquadravam também maravilhosamente no tema deste mês…
Estas janelinhas de limão são uma absoluta perdição e é (quase) impossível comer só uma. São mesmo viciantes. O creme de limão combina na perfeição com as bolachas baunilhadas (que já tinha feito anteriormente, nestes Coelhinhos de Páscoa), e acrescenta uma frescura e um toque ácido muito agradável.
Ana, meu doce, espero que gostes.







Janelinhas de Limão
{Lemon Sandwich Cookies}

Ingredientes Bolachas Baunilhadas:

Receita em “A Arte das Bolachas” de Shelly Kaldunski
470g de Farinha de Trigo, e mais um pouco para polvilhar
1 c. chá de Fermento Químico
½ c. chá de Sal
250g de Manteiga sem Sal, à temperatura ambiente
315g de Açúcar
1 Ovo grande, à temperatura ambiente
2 c. chá de Essência de Baunilha
Raspa de 1 Limão
1 c. sopa de Iogurte Grego Natural

Preparação Bolachas Baunilhadas:
Num recipiente misture a farinha, o fermento e o sal. Noutro recipiente bata a manteiga e o açúcar com a batedeira, a uma velocidade média-alta, durante 2 a 3 minutos, até obter uma mistura leve e macia.
Adicione o ovo, a raspa de limão e a essência de baunilha e bata devagar até o ovo ficar bem misturado.
Comece por juntar 1/3 da farinha e misture com uma colher de pau, até ficar quase incorporado. Junte a segunda e a terceira parte de farinha, seguindo o mesmo método. Por último junte o iogurte e envolva bem.
Retire a massa da taça e envolva-a em pelicula aderente. Leve ao frigorífico pelo menos 1 hora.
Forre 3 tabuleiros com papel vegetal antiaderente.
Numa bancada polvilhada de farinha, estenda a massa até ficar com uma espessura de 3 a 4mm.
Usando um corta-massas quadrado/retangular corte as bolachinhas.
Com outro cortador de massas mais pequeno e de forma desejada, abra uma “janela” em metade das bolachas. Reúna os restos de massa, estenda-a novamente e corte mais bolachas.
Coloque as bolachas nos tabuleiros previamente preparados, separadas por cerca de 2cm entre si, e leve ao frigorifico por cerca de 15 a 20 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC (170º com ventilação).
Leve as bolachas ao forno por cerca de 10 minutos, ou até que o contorno comece a ficar ligeiramente dourado, mas sem que a parte de cima ganhe cor.
Deixe-as arrefecer no tabuleiro por cerca de 5 minutos. Usando uma espátula de metal, transfira-as para uma rede e deixe arrefecer por completo.
Deite uma colher de chá de creme de limão (receita abaixo) no centro de cada bolacha quadrada e sacuda ligeiramente para espalhar o recheio, mas sem que atinja os bordos. Coloque por cima uma bolacha com janela e pressione suavemente.
Polvilhe com açúcar em pó (facultativo) antes de servir.






Ingredientes Lemon Curd:
2 Ovos
60ml de Sumo de Limão
Raspa da casca de 2 Limões
60g de Açúcar
60g de Manteiga sem Sal, cortada em cubos e refrigerada

Preparação Lemon Curd:
Misture os ovos, o sumo e as raspas de limão, e o açúcar numa taça. Leve ao lume em banho-maria em fogo baixo até engrossar, mexendo sempre.

Remova do banho-maria e, com a ajuda de uma vara de arames, incorpore a manteiga aos poucos até que fique bem homogéneo. A manteiga deve ser acrescentada aos cubinhos lentamente, não colocando muita manteiga de uma vez só, pois a ideia é fazer uma emulsão e deve ser feita aos poucos para que a manteiga incorpore bem.

Share:

3 comments

  1. ui estas bolachas são mesmooooo a minha cara, adoro bolachas recheadas, e adoro curd de limão lol, acho que o meu marido vai ser forçado a fazer umas quantas eheheheh - pois, eu não faço bolachas porque não mexo em massa, e entretanto já estou bem melhor deste meu medo!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vou responder aqui, puxaste por mim num assunto que me apaixona loool. Sim, a série Vikings retrata uma visão da vida do Ragnar Lothbrok e dos seus descendentes, entre eles os filhos Bjorn, Sigurth e Ivar. Mas retrata o Ivar de uma forma q n é aquela como eu o imagino - há várias teorias para o pq do seu cognome "the boneless", entre elas q ele tinha nascido incapacitado de andar, sim, como na série, ou que ele era double jointed, fazendo com q ao lutar c espada e escudo parecesse q n tinha ossos pr conseguir dobrar o corpo de formas completamente irreais, e até mm uma teoria de q ele seria impotente (boneless levado a uma interpretação demasiado moderna, p isso n acredito mto nesta) e teria formas de conseguir vá, "ser homem" que implicavam prácticas sexuais altamente maradas. Eu gosto da teoria do double jointed, e acho-o um personagem fascinante, mais do q o pai e os irmãos, se bem q o Sigurth tb é mto interessante. Há teorias de q um deles foi um rei na Irlanda e o outro um rei na Escócia, e até já li uma teoria bem marada de q o pp Rei Artur poderá descender de um Ragnarsson pq eles se instalaram na Irlanda e a Igraine era de ascendência Irlandesa. Acho essa teoria super interessante mesmo, apesar de um bocadinho out there ahahahahah

      Eliminar
  2. Lindas! Confesso que este tipo de bolachas com recheio no meio à mostra sempre me cativaram desde miúda! beijinhos

    ResponderEliminar